são paulo fashion week n56

Embed YouTube Video

A São Paulo Fashion Week (SPFW) é a sexta semana de moda mais importante do mundo, ficando atrás apenas de Paris, Milão, Nova York, Londres e Tokyo. Realizado duas vezes por ano, ele é composto por desfiles de estilistas e marcas reconhecidos por sua relevância no mercado de moda nacional. 

No dia 10 de novembro de 2023, a HIST fez sua estreia no evento com a coleção Voyeur, apresentada na passarela do Komplexo Tempo, um gigantesco galpão sediado no coração da Mooca, um bairro cujo passado fabril se reflete através das pesadas fachadas industriais. 

Desenhada pelas mãos da nossa diretora criativa, Giuliana Braide, a história de Voyeur se inicia em 1977, quando a sonda VOYAGER foi lançada ao espaço pelo governo americano. Desde então, ela viaja pelo vácuo transportando dois discos dourados, ambos gravados com centenas de sons e fotografias selecionados como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra.

A palavra Voyeur possui raízes na língua francesa, e significa “olhar”. O olhar do Voyeur não é descompromissado, mas sim contemplativo. Dessa forma, VOYAGER e Voyeur não compartilham apenas um prefixo, mas também uma mesma essência: a de permanecerem eternamente externos e ávidos por recolher e armazenar narrativas pessoais e humanas a respeito dos fenômenos que registram. 

Assim como a VOYAGER representa a perspectiva científica que se projeta sobre os fluxos naturais e antropológicos do planeta, a coleção Voyeur retrata a visão artística da HIST em relação à exuberância biológica, a odisséia de adaptação do homem ao meio-ambiente e o cotidiano urbano moderno. Nessa coleção, subimos até a órbita terrestre, viajamos pelas ondas do ar e descemos até as profundezas da crosta para expor ao mundo as histórias que o antropoceno está nos contando. 

Composto por 34 looks, o show foi aberto pela modelo Sheila Bawar usando o Cardigan Slim Strass, um top feito de viscose com aplicações de pedras brilhantes. O recurso foi desdobrado em outras 5 peças, incluindo uma bolsa shoulder, carregada pelo modelo Pedro Santos, e uma T-shirt cropped, que vestiu a cantora estadunidense Sofi Tukker, uma das celebridades convidadas.

Entre outros convidados que atravessaram a passarela, temos a influenciadora e cozinheira Isa Scherer, que desfilou com a Bolsa Pocket H Média em azul, uma releitura do design diagonal que colocou a HIST no mapa da moda nacional e o rapper BK, que trouxe no rosto o óculos HIST X MOON, feito em parceria com a Moon Eyewear. A atriz Bella Campos introduziu um conjunto de tricô costurado exclusivamente para o SPFW, enquanto o pescoço da musicista King Saints carregou o Colar Blooming HIST, desenvolvido ao lado da joalheria Crayons.

Realçadas pelo catwalk irreverente, as peças brilharam em um verdadeiro espetáculo audiovisual. Através da instalação de 14 câmeras interconectadas entre backstage, platéia e dependências do evento, as gravações foram projetadas em tempo real no palco, imergindo os convidados no universo hiper-vigilante e enfadado do mundo digital, onde todos são, ao mesmo tempo, espectadores e espetáculo.